HomeBlogCuriosidadesCOMO O INGLÊS SURGIU EM MINHA VIDA

COMO O INGLÊS SURGIU EM MINHA VIDA

UMA VIAGEM SOBRE MINHA INFÂNCIA NO MALAWI – ÁFRICA!

Corria o ano de 1974 e morávamos em Curitiba-PR, eu, meus pais e minhas duas irmãs, Anna Paula e Rosa Maria.

Nossa residência era no bairro chamado Rebouças e bem na divisa com o bairro Água Verde e o Centro da cidade de Curitiba. Estudava na Escola Maternal Nice Braga no bairro de Santa Quitéria e todos os dias às 13.00 passava o ônibus escolar me apanhava, bem como minha irmã mais velha, para estudarmos nesta escola de gestão Estadual. Uma família padrão classe média dentre as milhões de outras famílias vivendo os estertores do “Milagre Brasileiro” de então.

Meu pai ainda era árbitro de futebol pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) e minha mãe era dona de casa. A atividade dele sempre esteve ligada ao futebol. Os times de então da capital paranaense eram: o Coritiba Foot-Ball Club (alvi-verde) o Clube Atlético Paranaense (rubro-negro) e o Colorado Esporte Clube (tricolor boca-negra).

Em uma das excursões que o Colorado Esporte Clube fez pelo continente africano naquele ano, o então treinador “boca-negra”, Geraldo Damasceno (Geraldino), grande amigo do meu pai, foi convidado por dois ou três países por onde passaram, para treinar as respectivas seleções nacionais. Não podendo fazê-lo, por força de contrato profissional e de estar estabelecido no Paraná, prometeu indicar alguém de sua confiança. O indicado foi meu pai – Wander Moreira.

Assim sendo eu todo orgulhoso por estar me “fromando” na etapa de estudos conhecida como “pré-primário” e recém alfabetizado em português – além de ter sido o orador da turma que se formou em dezembro de 1974, pela turma da “Tia Deuzete” – previa um ano de 1975 com muitos desafios pela frente. Do alto dos meus 7 aninhos de idade, já lia, escrevia e adorava o mundo encantado das fábulas clássicas e dos livros de aventura – típicos desta fase da vida – e estava certo que seria muito legal estudar o primeiro ano primário! Que delícia! Tudo isto previsto para final e janeiro ou início de fevereiro – quando do início do ano letivo brasileiro de 1975.

Meu pai chega em casa um pouco antes do Natal e informa: “Galera do meu coração! Estamos indo morar no Malawi – papai acabou de fechar contrato por dois anos e as passagens para nós chegam na semana que vem!” Claro que a primeira reação foi a mais festiva possível, pis imagine a aventura de mudar e ainda mais para o continente africano! Uau, quantas mudanças em nossas vidas.

Embarcamos em janeiro de 1975, minha mãe Mariana Klueger, grávida de aproximadamente 12 semanas. Estava carregando em seu ventre, nosso irmã Ulemo Mteka-Teka, nome africano que recebeu ao nascer no Malawi. Esta é uma outra história que contarei depois.

Chegando em Blantyre (cidade fundada por missionários escoceses em 1870) – centro urbano que fomos morar no Malawi – uma das primeiras providências foi arranjar escola para nós dois mais velhos, haja vista que a irmã mais nova – Rosa Maria – ainda tinha somente 2,5 anos e ficava em casa com minha mãe.

O grande e enigmático nome que surge diante dos meus olhos é a placa dizendo: “Welcome to Saint Andrew´s Primary School – Blantyre – Malawi”. Meu Deus!!! E agora?? Estava morrendo de medo – afinal várias crianças brincavam pelo pátio da renomada escola – trajados conjunto safari cinza, meias longas até os joelhos, sapatos pretos impecáveis, boné azul com o badge da Saint Andrews. As meninas de vestido azul e bolinhas brancas bem pequeninas, meias brancas, igualmente ¾ e sapatos femininos pretos. Jamais havia visto aquilo!

Vocês podem imaginar o choque total. Ainda mais sem saber falar uma única palavra no idioma inglês, tendo sido recém alfabetizado em português. Como me virei? Como me comuniquei? Como fiz novas amizades? Como ler os livros? Como entrar já no segundo semestre letivo do segundo ano primário (pois já tinha idade para tal, de acordo com os padrões britânicos)?

Aguarde a próxima postagem e descubra estas e outras curiosidades. Neste meio tempo não deixe de acessar os links que seguem, para você descobrir onde fica o Malawi, a cidade de Blantyre e a Saint Andrew´s Primary School, que ainda está lá até hoje!


+55 48 99996-5247
contato@vftranslator.com.br

Menu

Políticas

Redes Sociais

© 2024 · VF Translator

This is a staging enviroment